Informações: Desafio de Redação do DGABC

Na próxima semana será realizado, no Liceu Jardim, o Desafio de Redação do Diário do Grande ABC, em que os alunos são estimulados, sobretudo, a refletir sobre o futuro da região nos próximos anos.

Em 2018, na primeira edição em que participamos do desafio, três alunas do colégio se destacaram dentre as mais de 96 mil redações escritas em todo o ABC: as alunas Maria Clara Hesz dos Anjos e Beatriz Malamud Virgínio conquistaram os primeiros lugares em suas respectivas categorias; a aluna Melyssa Goffredo Rocha, que era da 3ª série do EM, alcançou o prêmio máximo da competição (uma bolsa de estudos de 100% na USCS), tendo se colocado como o primeiro lugar geral do desafio.

Neste ano esperamos uma participação ainda maior de nossos alunos, que deverão escrever sobre o tema A REGIÃO QUE EU QUERO EM 2030. Para isso, estão listadas, a seguir, as instruções e dados importantes:

  • Gênero textual
    • Ensino Fundamental (6º ao 9º anos): livre;
    • Ensino Médio (1ª a 3ª séries): dissertação argumentativa (semelhante ao padrão ENEM).
  • Data e horários
    • Prédio do Ensino Fundamental (6º ao 8º anos): 04/10 (sexta-feira), nos mesmos horários das avaliações semanais;
      • Turmas da manhã: das 11h20 às 13h;
      • Turmas da tarde: das 12h10 às 13h50
    • Prédio do Ensino Médio (9º ano EF II e 1ª a 3ª séries EM): 30/09 (segunda-feira), das 7h30 às 9h10 – no mesmo horário das avaliações semanais.
  • Informações adicionais
    • Limite de linhas: entre 20 e 30 linhas da folha oficial;
    • Não é necessário inscrever-se; os alunos deverão preencher seus dados diretamente na folha oficial no dia da aplicação;
    • Embora os alunos possam (e, de fato, recomenda-se) escrever seus textos previamente, a fim de testar suas ideias e se preparar, não será permitida a consulta a qualquer material durante a escrita final do texto nos dias de aplicação;
    • O regulamento da competição pode ser conferido em https://drive.google.com/file/d/1Ayx3wnOSqmll4S8V1012ieTACGszLYHa/view?usp=sharing.

Desejamos a todos uma excelente oportunidade de testar seus conhecimentos de mundo e habilidades de escrita!

2 pensou em “Informações: Desafio de Redação do DGABC

  1. Caro Luiz Rodrigo, boa tarde!
    Parabéns pela organização de mais esta olimpíada.
    Eu entendo que tão importante quanto nossas crianças participarem de mais este desafio, é a preparação deles para tal evento. Como já sugeri recentemente ao Professor Daniel (por ocasião da olimpíada OMABC) o Liceu Jardim deveria apoiar a todos que se interessassem em participar promovendo orientações, testes, simulados, aulas de reforço, enfim, apoio acadêmico (no mínimo) necessário para que eles obtenham o desempenho esperado pelo próprio colégio. Não consigo imaginar o motivo de não serem realizadas duas ou três reuniões fora do horário de aula (desde 26/9/2019) para suportar, apoiar, desenvolver, tirar dúvidas, treinar… nossas crianças para que elas consigam brilhar neste importante concurso de redação! Sabemos que muitos alunos não se interessariam em comparecer a essas reuniões, mas, os interessados sem dúvida melhorariam seu desempenho e alcançariam excelentes resultados. Eu acredito! Quando dei essa mesma sugestão ao Professor Daniel, eu não sabia que você era o gestor das olimpíadas. Agora que sei, resolvi escrever diretamente a você.
    Desejo sucesso em suas atividades e me coloco à disposição caso queira se manifestar sobre minha sugestão.
    Forte abraço
    Wolney Ramiro
    (Pai do aluno Gabriel Pavan Ramiro – 6º ano A)
    (11) 9.8314-3030

    • Boa tarde, Wolney!

      Agradeço pelo apoio à participação de nossos alunos no Desafio. De fato, em momento anterior às avaliações bimestrais, os professores de Língua Portuguesa instruíram os alunos sobre o tema e os detalhes para a confecção dos textos.

      Assim, busco reunir nessa postagem as últimas informações fornecidas pela organização, bem como divulgar o regulamento oficial aos participantes. Mais uma vez, agradeço o interesse no processo de formação continuada dos alunos. Certamente, ainda há grandes oportunidades para desenvolvimento dessas ideias e os projetos futuros serão estudados.

      Atenciosamente,
      Luiz Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *